sábado, 19 de maio de 2012

Mosqueiro: TJ-SE anula decisão da Comarca de São Cristóvão


      O Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ-SE) acatou o recurso do município de Aracaju , e anulou a decisão do Juízo da Comarca de São Cristóvão, que determinava a alteração dos limites das duas cidades. O Pleno do TJ/SE seguiu o voto do relator, desembargador Osório de Araújo Ramos Filho. Com a decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª região, confirmada pelo pleno  no início deste mês, o município de São Cristóvão, agora, só poderá recorrer à mais alta instância da Justiça, o Supremo Tribunal Federal.

      Em junho de 2008, o município de São Cristóvão propôs uma Ação Civil Pública com pedido liminar contra o município de Aracaju e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  No processo, São Cristóvão contestava a constitucionalidade das emendas que há décadas definiram que a região hoje conhecida como Zona de Expansão, e que inclui povoados como Mosqueiro, Areia Branca, São José, Robalo e Terra Dura, pertenceriam à capital sergipana.

     "Os desembargadores do TJ-SE reconheceram a incompetência da Justiça Estadual para apreciar o caso. A decisão teve esse parecer porque já havia uma ação com o mesmo objeto tramitando na Justiça Federal, e porque o processo incluía também o IBGE", revela o procurador-geral do município, Luiz Carlos Oliveira. Ficou definindo, com issso, que a questão deverá ser discutida exclusivamente na Justiça Federal.

    Como o Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª região já havia decido, por unanimidade, confirmar a decisão do desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima, presidente do TRF-5, que também determinou a manutenção da integridade do território de Aracaju, o município de São Cristóvão esgotou todas as instâncias, à exceção da última. Somente o Supremo Tribunal Federal poderá agora apreciar o mérito da questão.

Fonte: Ne Notícias

Alfineta Galego!!!

"Vamos ser conscientes,o investimento que a prefeitura de Aracaju fez lá no mosqueiro a de São Cristóvão não fazia a metade,olha se não estar dando conta do que tem para que procurar mais?com certeza o pessoal lá do mosqueiro quer permanecer em Aracaju,ou seja como diz o ditado "A voz do povo é a voz de Deus".Há e outra coisa se fizer uma pesquisa dentro do Grande Rosa Elze perguntando se queria permanecer em São Cristóvão ou fazer parte de Aracaju? o resultado é obvio ser de Aracaju,pelo momento horrível que vem passando o município!!!"

4 comentários:

  1. Bem obvio que tipo, qm mora no mosqueiro prefere dizer q o mosqueiro é zona de expansão de Aracaju ao dizer povoado de São Cristovão!

    ResponderEliminar
  2. Com certeza Dilton Galego,sou morador do Rosa Elze e queria muito que o Rosa Elze fosse Aracaju

    O prefeito faz nada!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Dentro de 12 anos que moro no Mosqueiro vi o descaso do município de São Cristóvão logo quando cheguei. Quando o povoado passou a ser bairro aracajuano, as melhorias foram quase que imediatas, não somente pela administração, mas pelas condições financeiras que possui a Capital. São Cristóvão está o caos, uma referência de cidade mal cuidada. Se São Cristóvão tiver algum senso, teria parado na primeira instância.

    ResponderEliminar